O QUE É UMA CERCA ELETRIFICADA?
Cerca elétrica é uma barreira física de segurança formada por fios de aço energizados com objetivo de impedir que pessoas atravessem um limite definido. Trata-se de um equipamento de segurança eletrônica que tem como principal função proteger o local de possíveis acessos não autorizados.
Consiste em uma barreira física de fios energizados de alta tensão que podem ser adicionados as barreiras perimetrais (muros, alambrados etc.). Além de emitir choques em caso de contato físico, os fios energizados podem detectar tentativas de violação da cerca.
Seu principal objetivo é assustar o invasor, a intensidade do choque elétrico causado pela corrente elétrica da cerca visa causar desconforto e incapacitação temporária ao potencial invasor.
BARREIRA FÍSICA DE SEGURANÇA
Barreira física de segurança é um obstáculo físico usado para delimitar os limites físicos de áreas, instalações ou edificações e impedir os acessos não autorizados.
As barreiras físicas são recursos de segurança física que limitam, restringem, canalizam ou impedem o acesso de pessoas, veículos ou objetos num determinado local.
As barreiras de segurança são divididas em duas categorias de acordo com a sua origem:
- Barreiras físicas naturais – são os recursos disponibilizados pela natureza (relevo, montanhas, penhascos, valas, rios, represas ou outras características do terreno que são difíceis de atravessar), que possam ser utilizados para impedir ou dificultar o acesso.
- Barreiras físicas estruturais – são dispositivos feitos pelo homem (como cercas, paredes, pisos, telhados, grades, barras, bloqueios de estradas, sinais ou outra construção) usados para restringir, canalizar ou impedir o acessos.
Neste contexto, as cercas elétricas são consideradas uma medida de segurança física estrutural, geralmente utilizados sobre barreiras físicas ( muros e cercas), seu uso é muito frequente em residências, condomínios e empresas e etc.
O QUE É CERCA ELÉTRICA?
Cerca elétrica é uma barreira física de segurança formada por fios de aço energizados com objetivo de impedir que pessoas atravessem um limite definido. Trata-se de um equipamento de segurança eletrônica que tem como principal função proteger o local de possíveis acessos não autorizadas.
A cerca elétrica consiste em uma barreira física de fios energizados de alta tensão que podem ser adicionados as barreiras perimetrais. Além de emitir choques em caso de contato físico, os fios energizados podem detectar tentativas de violação da cerca.
As cercas elétricas, quando fabricadas e instaladas corretamente, são bastante confiáveis como sistema de segurança física, possuindo baixo custo de instalação e pouco risco às pessoas ou animais que tenham contato com ela. Seu principal objetivo é assustar o invasor, a intensidade do choque elétrico causado pela corrente elétrica da cerca visa causar desconforto ao potencial invasor.
PRINCIPAIS OBJETIVO DA CERCA ELÉTRICA
A cerca elétrica como medida de segurança física tem entre seus objetivos o de:
- Causar efeito dissuasivo: uma pessoa com intenções de invadir um local ao se deparar com uma cerca elétrica sobre os muros de uma edificação, avalia os riscos que corre ao tentar atravessar a cerca, e tende a desistir da invasão;
- Impedir o acesso: quando alguém tente invadir o local, e entra em contato com a cerca elétrica, a mesma fornecerá um choque de alta tensão, não letal, ao invasor causando-lhe incômodos físicos e neurológicos, impedindo a progressão do invasor;
- Alertar sobre tentativas de acessos: Além do efeito dissuasivo e impeditivo, a cerca elétrica funciona como o sensor de alarme, no caso de haver o corte da cerca, por exemplo, o sistema pode acionar uma sirene, acender holofotes e alarmar a central de monitoramento.
BENEFÍCIOS DA CERCA ELÉTRICA
A cerca elétrica é um recurso de segurança muito popular em sistemas de segurança de “primeira linha de defesa” e tem sua aplicação em residências, condomínios, empresas, órgãos públicos e etc.
Este tipo de barreira física de segurança tem como função principal desencorajar efetivamente qualquer tentativa de invasão. Além de impedir o acesso, a cerca elétrica também pode detectar tentativas de acesso e acionar alarmes.
A cerca elétrica pode ser integrada a outros recursos de segurança como muros, alambrados, concertina e CFTV, aumentado o nível de segurança do perímetro a ser protegido, criando uma poderosa barreira psicológica e física a ser superada.
Em sistemas mais modernos é possível criar zonas de detecção de tentativas de intrusão. Os sistemas podem ser zoneados de acordo com os requisitos operacionais do local ou requisitos de especificação de zona de CFTV para monitoramento remoto e verificação de alarme.
TIPOS DE CERCA ELÉTRICA
Os tipos de cerca elétrica, de forma resumida, podem ser divididos em convencional e concertina.
CERCA ELÉTRICA CONVENCIONAL
A cerca elétrica convencional, o tipo mais comum, constituída de hastes verticais ligadas entre si através dos isoladores, por fios de aço inox. Seu uso é mais comum na segurança de residências e condomínios.
CERCA ELÉTRICA CONCERTINA
A cerca elétrica concertina é formada por arame farpado de difícil ruptura em formato de espiral, contendo lâminas de aço perfurantes e cortantes. Seu uso é mais comum na segurança de empresas e industrias.